Livro: A garota que você deixou para trás.
Autora: Jojo Moyes.
Páginas: 379.
INTRÍNSECA



Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.



Avaliação:
Capa: 3 estrelas.Escrita: 4 estrelas.Personagens: 5 estrelas.Final: 5 estrelas.

Resenha: Tenho uma pergunta para lhe fazer: Você nunca comprou um livro porque estava barato e porque você já conhecia outros livros do autor? Bem, comigo foi assim, e não me arrependo nem um pouco! (mas quase desisti pela capa).

Mais um romance histórico, Sophie é uma garota que mora com a sua família grande em uma casa simples na França, e administra um hotel nem tão movimentado, o que só agravou a realidade de fome e pobreza que sua família na época passava. Para piorar, seu marido Édouard foi levado para a guerra e agora Sophie passará a viver trabalhando para os alemães em seu hotél, com apenas um quadro como lembrança de Édouard, sem ter conhecimento se ele ainda está vivo. 

Veja, não tenho palavras para descrever esse livro mais do que a sinopse já fez. Esse é o tipo de livro que podemos dizer com orgulho a grande força da personagem principal, que me identifiquei desde o início: mostrando que é gente como a gente, carismática, destemida e que também comete erros.

"Muitas vezes penso que a capacidade de se sustentar fazendo aquilo que se gosta deve ser um dos maiores presentes da vida."

                                                                     - Página 75.

Uma coisa que pode deixar a história confusa é a presença de divisões históricas na narrativa. A autora alterna a narrativa em primeira e terceira pessoa, os primeiros capítulos são narrados por Sophie no período da Segunda Guerra Mundial,enquanto a segunda parte é contada por Liv e sua disputa pelo quadro. 

Com uma narrativa envolvente e emocionante, A garota que você deixou para trás é mais um livro da Jojo Moyes que todos deveriam conhecer.

Postado por: Julia







Um Comentário

  1. Excelente resenha. Acho que fui eu que te dei esse livro ano passado hahaha. Aproveito para te informar que o seu blog foi indicado ao prêmio The Mystery Blogger Award, confira neste link: http://www.entrelinhaseafins.com.br/2018/01/the-mistery-blogger-award.html
    Abraços, Vitor!

    ResponderExcluir