Livro: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde.
Páginas: 265.
INTRÍNSECA


SINOPSE: Aos 25 anos, recém - formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá - lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.







Avaliação:
Capa: 4 estrelas.Escrita: 5 estrelas.Personagens: 4,5 estrelas.Final: 5 estrelas.

RESENHA: 


Cinco reais. Eu entrei na livraria algumas semanas atrás e deparei - me com esse exemplar a apenas cinco reais. Para falar a verdade, eu nem me preocupei em ler a sinopse e quem escreveu, eu apenas vi uma oportunidade e comprei, mas sinceramente, nunca iria pensar que Surpreendente! se tornaria o melhor nacional que eu li nos últimos 2 anos.



Surpreendente! conta a história de Pedro, um garoto que tem o sonho de se tornar cineastra e tentar, de alguma maneira, mudar a vida e a perspectiva das pessoas com a arte. Desde novo, descobriu que logo ficaria cego, e isso foi mais uma de suas motivações para continuar e não desistir desse sonho. No tempo que passa a trama, aos 25 anos Pedro trabalha para uma videolocadora e também em um cineclube simples. Toda semana, apesar de não atrair muitas pessoas, Pedro escolhe um filme com uma mensagem importante para demonstrar aos seus 4 telespectadores semanais e algo muda quando ele percebe uma nova figura feminina na sala, uma mulher misteriosa que sai e retorna algumas vezes durante o filme. Cristal, a menina misteriosa de cabelos de fogo seria aquela que reacenderia a chama em seu coração?



Com uma escrita rápida, envolvente e com vários ensinamentos, Surpreendente! é aquele tipo de livro que te prende com os curtos capítulos e personagens apaixonantes. Não tem como não se apaixonar com a fofura de Mayla, a lealdade de Fit e a felicidade de Cristal, além desses diálogos divertidos e carismáticos. 



"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"

- Página 49               


Além de uma capa linda e intrigante, ao longo do livro somos postos à reflexão e músicas para acompanhar tudinho, então prepara - se para marcar e ouvir as músicas citadas, pois é um livro 100% envolvente. 




Surpreendente! é com toda a certeza um livro completo sobre a importância da amizade, fé e tolerância. Além disso, o final é realmente (preparem - se) surpreendente! A capacidade do autor de juntar tudo de uma forma explicativa e bela, sem deixar nenhuma ponta solta me deixou sem reação!



Hoje eu posso dizer que o exemplar de Mauricio Gomyde é um dos melhores livros da literatura nacional que foram lançados no último ano e estou ansiosa para ler outras obras.



Postado por: Julia


Deixe um comentário